25 anos com novos sonhos
Após 25 anos de existência, a Entéuxes Engenharia continua buscando aquilo que foi o sentido de sua fundação, isto é, contribuir com o Brasil e o desenvolvimento sustentável através da eficiência energética. Inovação e empreendedorismo sempre foram as marcas da Entéuxes. Foi a empresa que trouxe o primeiro retrofit para o Brasil, aplicado em sistema de iluminação. Adota o conceito de construções sustentáveis com estudo objetivo sobre como reduzir os gastos de energia e o desperdício numa obra civil ou numa instalação elétrica.

Assim, a empresa deixa um legado sustentável para as olimpíadas de 2016 no Rio, ao realizar uma obra olímpica no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) – Marinha do Brasil, utilizando placas solares de aquecimento de água e Geração Fotovoltaica com placas homologadas pelo INMETRO e Selo PROCEL de eficiência. Aliás, as energias renováveis, em particular, a energia fotovoltaica, já são uma realidade na experiência e no plano estratégico da empresa para os próximos anos. A equipe da Entéuxes Engenharia constrói um “know-how” nessa área com pesquisa, instalações e viagens internacionais para seminários. Alinhada com seus “stakeholders” e com as prospecções de sustentabilidade no mundo, a empresa aproveita todas as possibilidades da energia fotovoltaica com suas reais instalações divididas em unidades residencial, rural e pública.

A Entéuxes marca os 25 anos com sonhos e projetos ousados para 2016 e os próximos anos. Empossou a nova diretoria, organizou o Comitê de Gestão Executiva (CGE) e investe em Gestão Inteira, integrando todas as áreas e processos da empresa. O objetivo principal é assumir a vanguarda no Brasil e na América Latina com a utilização das energias fotovoltaicas através de parcerias internacionais e investidores para iniciar sua própria fábrica de produção de placas fotovoltaicas e inversores. Como desde o início sua marca foi instalações elétricas para busca de eficiência energética, a empresa também mantém um estudo sobre cenários de mercado e novas tecnologias do LED. Por isso, elaborou um plano estratégico para atender vias públicas, ginásios, comércios e indústrias. Como sempre afirma o diretor CEO Gilson Barbosa: “Todo dia na Entéuxes é o dia D.”

Dell Delambre (Coach WTS & Consultor em Sustentabilidade)